Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

ACONTECE EM CARUARU A 5º SEMANA DO MEIO AMBIENTE: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


Teve início na última segunda-feira (05) em Caruaru, a programação da V Semana do Meio Ambiente do Agreste, que nesta edição traz como tema: Aquecimento Global e Desertificação. As atividades alusivas ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado nesta data, iniciaram no Marco Zero com ações educativas de diversos parceiros e seguiram com a abertura das palestras na Acic. A Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Serviços Públicos do município são parceiras neste evento que tem a coordenação do Grupo de Gestão Ambiental Avançada da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste.

Durante a manhã da última segunda-feira, a programação aconteceu no Marco Zero, onde as ações foram voltadas para alunos de escolas municipais. Parceiros do evento apresentaram projetos e protótipos de diversas práticas sustentáveis, como a reutilização do óleo de cozinha e da água, monitoramento da poluição atmosférica de carros, recolhimento de pilhas usadas, produção de energia sustentável e aproveitamento de resíduos sólidos. 

A equipe do grupo Eco Atitude fez distribuição de panfletos educativos do Projeto Cidade Limpa, da Secretaria de Serviços Públicos. O secretário executivo da pasta, Ytalo Farias, falou sobre as ações desenvolvidas no evento: “Estas ações são importantes para alertar a população a respeito do lixo gerado, com práticas possíveis de tornar o município mais sustentável, através da reciclagem dos nossos resíduos. São formas de alertar e educar as pessoas para a questão ambiental”, pontuou.

A programação retornou à noite da segunda (05), no auditório da Acic, onde aconteceu a abertura oficial das palestras que serão realizadas no local, voltadas para o público universitário. Estiveram presentes estudantes dos cursos de Administração e de Engenharia Civil e de Produção, além de Engenharia Química e Ambiental.

A Prefeita Raquel Lyra foi convidada para compor a mesa formada pelos parceiros e idealizadores do evento, e falou sobre os debates que vem promovendo a respeito do Rio Ipojuca com sua equipe. “A retirada imediata de 2000 toneladas de lixo do Rio Ipojuca, como medida preventiva facilitou o escoamento da água das chuvas dos últimos dias. Entendemos a importância de desenvolver esse tipo de ação no município, que possam amenizar os efeitos do impacto ambiental como a enxurrada dos últimos dias, que evitou danos maiores tanto para Caruaru, quanto para municípios vizinhos”, declarou a prefeita.

“Apoiar eventos como este faz parte do eixo da nova gestão e aí com essas ações a gente tem o intuito de conscientizar a população de separar este momento para cuidar das questões ambientais, de forma a que se tornem práticas sustentáveis, não só nos eventos oficiais, mas na rotina diária da população caruaruense”, acrescentou o secretário executivo de sustentabilidade, Felipe Mendonça. 

O evento irá acontecer durante toda a semana e a programação tem continuidade na Acic com palestras e mesas redondas, além de exposição de trabalhos científicos. Entre as atividades práticas que estão previstas no cronograma, estão o plantio de mudas de árvores no Parque Natural Municipal Professor Vasconcelos Sobrinho, e a soltura no local de animais daquela região.


Foto: Divulgação
header ads