Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Primeiro transplante de cabeça do mundo já tem data marcada



Parece história de ficção científica, mas é a realidade surpreendendo mais uma vez. Um feito inédito será realizado em dezembro deste ano: um transplante de cabeça. A cirurgia será liderada por Sergio Canavero, um neurocirurgião italiano e custará nada menos que 20 milhões de dólares.




A primeira pessoa a passar por esse procedimento no mundo será o russo Valery Spiridonov (foto), de 30 anos, que está em fase terminal de uma doença rara, síndrome de Werdnig-Hoffman. Os pacientes portadores da síndrome sofrem com atrofia muscular, sendo impedidos de se movimentar. 

Como o prognóstico não é nada favorável, Spiridonov resolveu arriscar e se voluntariou para a cirurgia. Essa é a sua única chance de ter um corpo saudável, mas para isso terá que enfrentar uma operação que pode ser bastante assustadora.

O transplante contará com 150 profissionais, que trabalharão ao longo de 36 horas. Você consegue imaginar como será o procedimento? Basicamente, os médicos retirarão a cabeça de Spiridonov e a colocarão no corpo de um doador compatível. Para isso, a cabeça do paciente será congelada a -15ºC, enquanto os cirurgiões conectam sua medula espinhal ao novo corpo, também congelado. Esse deverá ser o momento mais delicado do processo.

Apesar da expectativa ser positiva para a saúde física de Spiridonov, alguns cientistas dizem que transplantar uma cabeça pode causar insanidade ao paciente. Pensando nisso, o russo está sendo preparado por um sistema de realidade virtual, desenvolvido exclusivamente para o transplante.

Via TheChive / Fotos: Divulgação
header ads