Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Site mostra como você não está anônimo na internet; faça o teste

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que as abas anônimas de navegadores servem como medida de proteção de identidade. Essa mística existe porque no momento que você abre essa aba, uma frase costuma dizer o seguinte: "Você está navegando sem deixar rastros", e isso não é uma verdade completa.

No caso do Chrome, por exemplo, a Google deixa claro o "nível de privacidade" que você tem em um texto logo abaixo do aviso citado: "Quando você está no modo invisível, as páginas que você visita não aparecem no seu histórico de navegação e de pesquisa, nem armazenam arquivos 'cookies'. Mas os downloads e os favoritos continuam funcionando normalmente. O modo invisível NÃO oculta seus dados de navegação. Seu empregador, seu provedor de Internet e os websites visitados continuam tendo acesso a essas informações".

Para deixar claro: a aba anônima só é interessante se você não quiser alguma informação registrada no histórico do seu navegador ou se você busca uma solução rápida para não deixar cookies em algum site.

Faça o teste

O site Nothing Private deixa claro como você não está navegando de forma anônima nestas abas. Assim que você acessar o domínio, uma caixa de registro pede para que você escreve o próprio nome. Depois, abrir outro janela com aba anônima e acessar o site. De maneira automática, o domínio vai reconhecer que ainda é você acessando por trás do PC — provando que a aba anônima não esconde a sua identidade.

Chrome, Edge e Firefox, os três principais navegadores no mercado, acusaram que não deixam o usuário anônimo. O única navegador que realmente protege a identidade do usuário é o Tor.

Segundo o pessoal do Partido Pirata, a rede Tor "visa garantir o anonimato na internet por meio de softwares específicos e de uma rede aberta e anônima". Além disso, de acordo com os Piratas, o aplicativo Orfox, um navegador para Android, também camuflou a identidade de usuário.

Por Felipe Payão/TecMundo
header ads