Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Coração de silicone feito em impressora 3D já funciona como órgão real


O breve futuro será muito melhor do que depender das iniciativas com impressoras 3D, principalmente no que toca áreas da medicina e saúde. No caso, pesquisadores da ETH Zurcih desenvolveram um coração de silicone que funciona como órgão real.


Segundo os pesquisadores, o coração feito em impressora 3D poderá ser usado em breve para pacientes que necessitam de um coração temporário. Por exemplo, aqueles que esperam um transplante do órgão real.

Este coração foi desenvolvido em uma estrutura única e sólida de silicone. De acordo com a pesquisa, ele é muito superior aos mecanismos utilizados atualmente para simular o órgão, isso porque não possui metais e plásticos, que são suscetíveis a complicações.

Por ser feito em impressora 3D, é possível imprimir um coração do tamanho necessário que encaixe no paciente. Como você pode ver nas imagens, o item ainda possui os ventrículos direto e esquerdo, separados por uma câmara que pode ser inflada para mimetizar as contrações do sangue.

O vídeo abaixo mostra que nos testes, a equipe conseguiu manter o coração funcional com 3 mil batidas. Isso permite que um paciente fique vivo durante 30 até 45 minutos. Ou seja: ainda está longe do ideal, mas o caminho já foi aberto.

A tecnologia é incrível, amigos



Por Felipe Payão/TecMundo
Fonte: ETH
header ads