Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Campanha que orienta diabéticos a cuidar da saúde acontece nesta quarta-feira (12) em Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, através Secretaria de Saúde, promove nesta quarta-feira (12), o dia “L” da Campanha Lava Pés que acontece no Marco Zero, das 7h30 às 13h. A ação tem o objetivo de alertar e orientar pessoas que têm diabetes a terem cuidados especiais com os pés, evitando, dessa forma, possíveis amputações.

O evento tem parceria com a Diocese de Caruaru, curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco, alunos dos cursos de saúde da ASCES e UNIFAVIP, além de profissionais da área. E contará com a presença da secretária de Saúde, Ana Albuquerque.

“Nas unidades de saúde da família toda a população tem acesso a esses serviços, mas durante a semana santa, intensificamos esses atendimentos a fim de compreender e aconselhar os usuários que necessitam de um cuidado especial, que é o caso dos diabéticos.”, destaca Michelly Vieira, coordenadora da Campanha.

Os alunos do curso de medicina farão a avaliação dos pés de diabéticos e orientarão sobre o autocuidado com os membros inferiores, para que sejam evitadas futuras amputações. De acordo com Marcos Pedrosa, médico e professor da UFPE, em uma forma de simbolismo, tendo em vista que estamos na semana santa, os alunos lavarão os pés das pessoas em um gesto de humildade e de cuidado com o outro.

Serviços ofertados durante a Campanha Lava pés:

- Avaliação antropométrica

- Avaliação e orientação nutricional

- Rastreamento de diabetes

- Rastreamento de hipertensão

- Avaliação do pé diabético e Promoção do autocuidado com os pés

- Orientação em saúde bucal

- Orientação sobre medicamentos


Foto: Divulgação
header ads