Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

UFPE, Porto Digital e Sindicato dos Jornalistas lançam livro em Caruaru


“Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação – artigos acadêmicos e relatos profissionais” é o título do livro que será lançado na quarta-feira (8), às 10h30, em Caruaru, no Armazém da Criatividade (foto), equipamento do Porto Digital. A obra fortalece a parceria firmada desde o ano passado entre o Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, o Porto Digital e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco com o objetivo de realizar seminários e minicursos direcionados a profissionais e estudantes do campo da comunicação. O livro é editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).


Em 2016, os encontros do projeto ocorreram no Recife, congregando mais de 300 pessoas em dez eventos. Este ano, eles prosseguem, ampliando os espaços para os debates, pois irão acontecer não só no Recife, mas também em Caruaru com novos parceiros. Em Caruaru, o Conexões terá o reforço da Universidade DeVry Unifavip e do Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces/Unita.

O resultado dos seminários do primeiro ciclo está no livro, lançado dia 08/03, que traz textos e imagens elaborados por professores, pesquisadores e profissionais de mercado que se engajaram voluntariamente no projeto. A obra é organizada pelos professores do curso de Comunicação Social do campus da UFPE de Caruaru Sheila Borges, Amanda Mansur e Ana Beatriz Nunes da Silva, pelo assessor e consultor de comunicação do Porto Digital, Rossini Barreira, e pela diretora do Sindicato dos Jornalistas e repórter do Diario de Pernambuco, Cláudia Eloi.

O livro traz textos dos organizadores e de Lednara Castro Silva, Ana Veloso, Jacques Barcia, Sérgio Miguel Buarque, Carla Denise, Jair Pereira e Carol Vergolino. A orelha é do professor do Programa de Pós-Graduação em Design e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE, Paulo Cunha.   
O projeto Conexões é direcionado a profissionais e estudantes do campo da comunicação e tem como objetivo prepará-los para enfrentar as dificuldades de um cam­po que se reconfigura com a velocidade de um ambiente onde as novas tecnologias, a convergência midiática e as redes sociais redefinem os papéis de consumidores e produtores da informação. Da parte da UFPE, o Conexões integra um proje­to de extensão que envolve professores, técnicos e alunos do Núcleo de Design e Comunicação do CAA.

O livro tem quatro capítulos. No primeiro, a tradição e a inovação na comunicação é o ponto central. Nele, o leitor encontrará textos sobre a história do jornalismo nas perspectivas do mercado e da academia, assim como projeções sobre o futuro do campo, que enfrenta um momen­to de reconfiguração.

 No segundo, as indústrias criativas na comunicação inspiram profissionais e pesquisadores que jogam luz nesse debate com suas experiências. Nele, outro tema instigante: o empreendedorismo na visão de pessoas que vi­venciam essa realidade na sala de aula e no batente, como os jornalistas chamam a rotina profissional nas redações de veículos e de empresas públicas e privadas.

O ter­ceiro capítulo aborda um tema fundamental para o profissional de comunicação que quer problematizar o próprio campo, buscando um olhar mais crítico para as práticas jornalísticas. Nele, os autores tratam da organização de projetos para desenvolver pesquisas em cursos de pós-graduação. No último capítulo, as estratégias para captação de recursos para projetos cultu­rais são relatadas sob a ótica de jornalistas que se tornaram produtores culturais. Eles narram as experiências de captar verbas a partir de editais públicos e privados. Ao fim do livro, o leitor encontra informações sobre os autores dos artigos e relatos pro­fissionais com os respectivos contatos. Assim, a interação iniciada nesta obra pode continuar em outras plataformas.

Serviço
Lançamento do livro
Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação – artigos acadêmicos e relatos profissionais
Dia 08 de março (quarta-feira) às 10h30 no Armazém da Criatividade, no Polo Comercial de Caruaru.
Investimento: R$ 20,00 (Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a realização de palestras e minicursos do projeto no Recife e em Caruaru no ano de 2017. A Cepe doou os exemplares e os autores dos textos e imagens abriram mão dos seus direitos autorais).

Por Girlaynne Farias, Foto: 
Paula Cavalcante
header ads