Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

10 Curiosidades sobre o Corpo Humano que irão te surpreender


Os pés ficam maiores com a idade

Durante a infância e a adolescência é normal que ocorra o crescimento dos pés, mas na fase adulta ele para de crescer. Entretanto, com o passar dos anos e o excesso de peso sobre os pés, os ligamentos e tendões podem se desgastar.Esse desgaste pode fazer com que ocorra o alargamento e que ele fique um pouco mais comprido, mas não quer dizer que ele cresceu.Só que essa situação pode levar a necessidade de usar um número de sapato maior, causando a impressão de que ele continua a crescer.

Prender a respiração ajuda a acabar com o soluço

O soluço é provocado pela contração involuntária do diafragma, fazendo com que se aspire ar rapidamente, mas que é interrompido pela epiglote.Quando se para de respirar por alguns segundos, o corpo não consegue sugar esse ar rapidamente, o que tende a parar com o soluço.


Meu estômago faz barulhos estranhos. Qual o motivo?

Esse “ronco” que se ouve do estômago não é nada mais do que ele trabalhando. Os sucos digestivos estimulam os músculos a trabalharem e isso pode gerar os sons que se ouvem.Não deixar o estômago vazio por muito tempo pode acabar com o barulho, evitando o acúmulo de suco gástrico.


As mulheres têm a temperatura menor que a dos homens

É mais comum as mulheres sentirem frio, mas a temperatura corporal dos dois sexos é igual.O que ocorre é que os homens possuem uma concentração maior de gordura corporal e isso ajuda que se mantenham aquecidos.Outra situação é que, quando expostos a baixas temperaturas, os vasos sanguíneos das mulheres se contraem mais rapidamente, deixando-os brancos ou arroxeados.


Existe cheiro de pessoa velha?

Sim. Aquela história de que “você está cheirando a velho” realmente é real. Porém, também existe o cheiro da meia-idade, da juventude, etc.Por conta dos hormônios, existe uma liberação de odores específicos da idade, mas os das pessoas velhas costumam ser menos intensos e mais agradáveis.


Os dentes continuam a mudar com o passar dos anos

Mesmo após ter a dentição permanente, a posição dos dentes pode mudar com o passar dos anos. Mesmo quem usou aparelhos corretivos pode voltar a ter problemas.Isso ocorre porque a perda óssea ocorre com o passar dos anos e, por mais que não se veja, o osso por trás da gengiva pode ser afetado. Isso influencia na fixação e posição dos dentes.Alguns fatores, como o tabagismo ou doenças como a osteoporose, podem acelerar esse processo.


Por que o café em temperatura ambiente ou frio fica ruim?

São bem poucas as pessoas que gostam de café frio e isso não acontece por acaso. Quando a bebida está quente, as papilas gustativas não conseguem perceber muito bem o sabor dele.Já quando ele está em temperatura ambiente ou frio, o paladar funciona melhor e o amargo do café é sentido com muito mais facilidade. Por conta de seu sabor forte, algumas pessoas dizem que ele está ruim.


Por que temos impressões digitais?

Essa é uma pergunta que ainda não foi respondida com certeza, mas existem muitas especulações sobre o assunto.Alguns especialistas diziam que era para melhorar a aderência nos objetos, porém, um estudo mais recente, afirmou o contrário. Por conta do contato com a superfície, a adesão é menor.Outros cientistas diziam que as digitais facilitavam para que o corpo pudesse drenar água e facilitar que a pele se esticasse.Existe também a teoria que afirma que as digitais melhoram o sento de toque. Apesar de não haver um consenso sobre a sua funcionalidade, uma coisa é certa: não existem duas pessoas com as mesmas digitais.


É possível prever o tempo pelas dores nas articulações?

Isso não é certo, mas é possível. Antes da mudança do tempo é comum haver mudança na pressão atmosférica e algumas partes do corpo estariam mais sensíveis.As pessoas com problemas nas articulações ou até mesmo que utilizam placas no corpo seriam mais sensíveis e conseguiriam notar essas mudanças.


O suor das axilas tem um cheio mais forte?

Sim. A maior parte das glândulas sudoríparas libera uma mistura de água e sal, por isso o suor é salgado e não tem um cheiro tão forte.Já as glândulas da axila liberam uma substância oleosa, que as bactérias adoram. A concentração das bactérias faz com que a produção do odor desagradável se intensifique.


Via Plano de Saúde
header ads