Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Governo legaliza desconto para compras à vista

O presidente Michel Temer autorizou que os lojistas cobrem preços diferentes para um mesmo produto de acordo com a forma de pagamento (cartão de crédito, dinheiro, parcelamento etc.). A Medida Provisória 764 foi publicada no Diário Oficial da União à 10 dias.
Na prática, a medida legaliza os descontos nas compras à vista ou pagas com dinheiro em espécie. Antes, era proibido por lei cobrar um preço diferente para quem paga à vista, em cheque ou parcela a compra no cartão de crédito. As compras feitas no cartão de crédito em uma única parcela eram consideradas pagamento à vista.  

A medida já havia sido antecipada pelo governo há três semanas e confirmada, oficializada e posta em vigor pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, à 10 dias.

Na ocasião do anúncio, o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o objetivo da medida é estimular a competição entre os diversos meios de pagamento e reduzir os juros do cartão de crédito.

O anúncio de medidas consideradas positivas também acontece num momento em que o governo tenta reverter um desgaste de imagem, após a cúpula do Palácio do Planalto, incluindo o próprio presidente, ter sido citada em delação premiada da Odebrecht, no âmbito da operação Lava Jato. 
header ads