Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Inadimplentes poderão ter abatimento de até 80% ao negociar dívidas



Os inadimplentes estão podendo negociar dívidas de bancos, telefonias, conta de luz, de água e IPTU no Mutirão dos Superendividados, que está acontecendo desde ontem, segunda-feira (23) e vai até o dia 3 de agosto na sede do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-PE), no Recife. Os interessados devem levar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, documentos que comprovem a dívida (nota fiscal, ordem de serviços, faturas, comprovantes de pagamento, número de protocolo, entre outros). Caso os documentos estejam no nome de outra pessoa, é preciso ter em mãos procuração reconhecida em cartório.


Na última edição, em novembro do ano passado, foram concedidos até 80% de abatimentos em alguns casos. Serão distribuídas 100 fichas diariamente durante o período. Na última edição, em novembro do ano passado, foram concedidos até 80% em alguns casos.

O Procon espera receber quatro mil pessoas no mutirão, quase o dobro em relação à última edição, em novembro do ano passado. A ação acontece em meio a um cenário de superendividamento dos brasileiros.

Estarão presentes a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe); Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); empresas de telefonia - OI, TIM, Claro, Vivo, NET -, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), representando Caixa e Santander; e as prefeituras do Recife e de Paulista, para dívidas do IPTU.

Para o gerente Erivaldo Coutinho, é papel do Estado buscar reinserir o consumidor no mercado. “É uma questão de dignidade humana. Muitas pessoas são afetadas psicologicamente por possuir dívidas”, explicou. 

Milhões de endividados

O semestre fechou com 63,6 milhões de endividados no Brasil - 17,1 milhões só no Nordeste -, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgada no início da última semana.

Por Maria Lígia Barros/Folha PE, Foto: Divulgação
header ads