Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Semana Santa em Caruaru terá cinco polos de animação e será chamado de “Caruaru por Paixão”



Antes Parada Obrigatória, o evento será chamado de Caruaru por Paixão. 
“Caruaru tem muito mais potencial a oferecer do que uma simples uma parada obrigatória, disse Lúcio Omena (foto), Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, em coletiva com a imprensa, no final da manhã desta quinta-feira (23).

O evento que começa dia 8 e vai até o dia 16 de abril, pretende oferecer aos visitantes e aos moradores da cidade, uma vivência cultural única, visando fortalecer os já consolidados lugares símbulos como a Feira e o Alto do Moura (Maior Centro de Artes Figurativas das Américas), além de novos polos de entretenimento como a Av. Agamenon Magalhães, Rua da Má Fama e o Monte Bom Jesus.


A Fundação de Cultura e Turismo vai realizar uma ação descentralizada e mais atrativa, com ações que incluem circuito gastronômico, exposição de arte popular sacra, apresentações artísticas, cortejos, teatro, mercado criativo e intervenções urbanas. Além dos polos, haverá, ainda, no Museu do Barro, um dos mais visistados do estado, uma exposição do Grupo Flor do Barro, do Alto do Moura, com o tema “As Tradições Religiosas do Alto do Moura”, durante todo o mês de abril. Abaixo, você confere o cronograma com a programação de cada polo.

Polo do Alto do Moura

A abertura da programação do projeto Caruaru por Paixão será no Alto do Moura, com uma exposição de arte de barro com a temática da Paixão de Cristo. Essas peças farão parte do acervo da Prefeitura de Caruaru e serão expostas, de forma ordenada, em frente a cada ateliê. O roteiro passa pela Rua Mestre Vitalino até chegar a Praça do Artesão, onde haverá várias manisfestações artísticas. As ações começaram sempre às 20h.

• Exposição de arte sacra - de 08 à 15/04
• Maracatú - 12/04
• Reisado - 12/04
• Missa de Lava Pés, Seresta e Mazurca - 13/04
• Espetáculo da Paixão de Cristo do Alto do Moura - 14 e 15/04

Polo Feira

• Festival Gastronômico Comidas de Feira - de 8 à 15 de abril

O Comidas de Feira consiste em criar um roteiro gastronômico, junto aos restaurantes da cidade, no qual cada estabelicimento participante oferecerá um prato criado especialmente para o projeto inspirado no tema: A Feira de Caruaru. As criações dos chefs representarão a feira e toda sua variedade e divercidade cultural que o espaço representa. O intuito do festival é apresentar a riqueza de Caruaru e o seu potencial gastronômico aos turistas e moradores da cidade.

• Ação Feira Viva - de 8 à 15 de abril, durante o dia. Haverá apresentações musicais com bandas de pífanos, trios pé de serra e de repentistas, sempre enfatizando nossas raízes culturais. Esses artistas irão se apresentar de forma itinerante dentro da Feira de Artesamato, além do palco montado próximo aos restaurantes.

Polo Monte Bom Jesus

As ações deste polo serão realizadas no domingo de Páscoa (16);

• Missa - com a apresentação do Coral Madrigal - 9h
• Projeto social Hip Hop do Monte - 10h
• Banda Marcial - 11h

Polo Av. Agamenon Magalhães

Durante os dias 09 e 16 de abril, haverá cortejos de bandas de pífanos, sendo cinco bandas em cada domingo. Vale ressaltar que irá fazer parte da programação a única banda de pífanos feminina que se trem registro.

Polo Rua da Má Fama

A Rua Silvino Macedo, mais conhecida como Rua da Má Fama, está passando por um processo de ressignificação e requalificação e todas as ações do projeto Caruaru por Paixão serão voltadas para isso. A Rua será interditada, dás 18h às 5h, com diversas atividades culturais, inclusive shows com artistas regionais.

• Polo gastronômico e cultural - 13, 14 e 15/04
• Interveções Urbanas - 13, 14 e 15/04
• Arte de rua - 13, 14 e 15/04
• Mercado criativo - 13, 14 e 15/04
• Shows na Quinta-feira (13): Savino, Valdir Santos, Fim de Feira e Trio Nordestino, na Sexta-feira (14): Renilda Cardoso, Lucas dos Prazeres, Erisson Porto e Maciel Salu, e no Sábado (15): Izabela Morais, Radiola Serra Alta, Almério e Marcelo Jeneci.

Foto: Arnaldo Félix
header ads