Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

10 Coisas que o seu Currículo deve dizer nos primeiros dez segundos

Todo mundo fica eufórico durante a procura por um novo emprego e o processo de entrevistas. Por isso, seu currículo deve ser capaz de expressar exatamente o que você procura e quem você é, de forma a convencer o seu futuro empregador.


1. Seu Currículo deve deixar claro sobre o tipo de trabalho que você pretende fazer. No sumário, esta informação deve ser enfatizada. Por exemplo: “Sou gerente de projetos de TI especializado na implementação de softwares em larga escala”.

2. Deve ressaltar que você é inteligente e atencioso. Isso significa que não pode haver erros de digitação, muito menos de concordância.

3. Deve transparecer que você sabe exatamente o que seu empregador procura ao enfatizar suas experiências mais relevantes e evitar termos muito informais.

4. Deve expressar o seu entendimento sobre a sua carreira. Quanto mais você trouxer à tona sobre a progressão lógica (mesmo que apenas em retrospectiva) entre um trabalho e outro, mais forte será a impressão de que você tem nas mãos as rédeas de sua carreira.

5. Deve dizer que você é capaz e confiável sem que você precise repetir que é capaz e confiável. Use o currículo para mostrar isso, e não falar sobre isso.

6. Deve provar que você possui uma base educacional apropriada para o trabalho para o qual você está se candidatando. Mesmo que você não possua um diploma, deixe claro quais são as suas áreas de conhecimento.

7. Deve deixar claro que você presta atenção aos detalhes. Caso entregue documentos anexos ao Currículo, tenha certeza de que tudo foi impresso na mesma formatação, cor e tamanho. Escolha um material de impressão mais resistente do que algo simplesmente descartável.

8. Deve deixar claro quem você é. Utilize um tom humano, conte sua história. Evite jargões como “profissional orientado a resultados” ou “profissional automotivado”.

9. Deve convencer o empregador que trocas de e-mails ou conversas por telefone com você não serão desperdício de tempo.

10. Deve mostrar quanto “leões” você já matou. Mesmo que você não tenha muita experiência, todos nós já superamos adversidades e isso precisa ser mostrado. Mesmo que sejam histórias curtas. O objetivo é ressaltar a superação – e não explicar nos mínimos detalhes como ou quanto tempo você levou para conseguir.

Via Forbes Brasil / Foto: Destino Negócio
header ads