Header Ads Widget

header ads

Ads

header ads

Aprovado o 1º aplicativo contraceptivo (e é tão eficiente quanto a pílula)


Foi aprovado o primeiro aplicativo contraceptivo do mundo!


“É excitante que haja agora uma alternativa aprovada aos métodos convencionais de prevenção da gravidez e que é possível substituir a medicação pela tecnologia”, diz Elina Berglund, que fundou a Natural Cycles, juntamente com seu marido Raoul Scherwizl.

A aprovação veio da organização alemã de inspeção e certificação Tüv Süd, que classificou o aplicativo como medicinal de IIb. Isso significa que a Natural Cycles consegue agora oferecer uma alternativa, testada clinicamente, aos métodos do controle da natalidade tradicionais, como pílula anticoncepcional e preservativos.

2015 foi um ano turbulento para o casal. No final de novembro, a Agência de Medicamentos Sueca bateu em sua porta e exigiu que a startup acabasse em até dez dias, enquanto continuava a investigar suas atividades.

Além disso, a informação da investigação vazou. Foi aí que os números da Natural Cycles despencaram: em outubro, foi registrada uma receita de US$ 280 mil; em dezembro, já era US$ 120 mil. A tempestade continuou: matérias anunciavam que a startup tentava enganar jovens sem acesso a informação.

Agora, um ano depois, Elina e Raoul finalmente conseguiram o que queriam.

A startup calcula o ciclo fértil da pessoa com um algoritmo. É só medir a temperatura debaixo da língua todas as manhãs e a inserir no app. A tecnologia determina se você está fértil ou não naquele dia, para dar uma noção se você pode ou não ter uma relação desprotegida.

Natural Cycles tem mais de 150 mil usuários, em 161 países, e um estudo clínico provou que usar o aplicativo é tão eficaz quanto estar usando pílula.

Por Lucas Bicudo/StartSe, com informações do Business Insider.
header ads